quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Gene Krupa


Nas artes, seja a música, literatura ou pintura, sempre existe o seleto grupo de desbravadores que se arriscam na invenção ou no descobrimento de traços inovadores para seu campo e é assim que surge a avant-garde; Gene Krupa não tem um, mas vários motivos para se encaixar no “Parthenon” dos músicos de jazz.
Nascido em 15 de janeiro de 1909, em Chicago, Eugene Krupa começou a trabalhar prematuramente, junto com seus irmãos, e já é aí que começa sua relação com a música. Aos 11 anos adquiriu o produto mais barato da loja de instrumentos musicais que seu irmão trabalhava: um kit mínimo de bateria. Tocando em algumas bandas e shows de sua cidade seu nome aos poucos foi crescendo e no fim da década de 20 já era relativamente conhecido em Chicago; mas a mudança para Nova York em 1929 foi o que impulsionou definitivamente Gene Krupa para o meio musical.
Depois de tocar com nomes do porte de Glenn Miller e Bix Beiderbecke, Krupa foi chamado para integrar a big band do clarinetista Benny Goodman, e junto com o vibrafonista Lionel Hampton formaram um dos mais importantes grupos da história do jazz.
Em 1938, a mencionada big band fez o primeiro concerto de música popular no tradicional Carnegie Hall, e foi ouvido também o primeiro solo de bateria que se tem registro, na execução da canção Sing Sing Sing! A partir de 42, Gene Krupa passa a consolidar sua carreira solo, sendo o primeiro baterista a liderar uma big band; assim fazia história lançando álbuns como Drummin’ Man e Let me off Uptown. Krupa inovou o conceito da bateria da maneira como esta é disposta: idealizou o chimbau, par de pratos que ficam à altura do braço esquerdo do baterista, além de tornar os tambores afináveis, o que permitiu a manipulação do som do instrumentista a seu gosto.
Seu carisma aliado à sua incrível musicalidade ergueram-no ao patamar dos bateristas responsáveis pela transição da música dixieland para a chamada “Era do Swing”, ou seja, que inovaram e deram novas caras para o jazz insurgente de New Orleans, Chicago e Nova York. Acrescenta-se a esse grupo Buddy Rich, Cozy Cole e Jo Jones.

O primeiro link leva à música Sing Sing Sing!, interpretada pela big band de Benny Goodman; um de seus primeiros números de sucesso, foi responsável por alçar Krupa ao status de solista.

http://br.youtube.com/watch?v=j9J5Zt2Obko&feature=related


“Drum Boogie” é o número apresentado no segundo link, cena do filme “Ball of Fire” (1941), com a cantora Martha Tilton. Note como instrumentista “passa” seu solo. A segunda parte da apresentação é de cair o queixo!

http://br.youtube.com/results?search_query=drum+boogie&search_type=&aq=-1&oq=

Enjoy!

Nenhum comentário: