terça-feira, 1 de julho de 2008

Fuçando música


Existem alguns sites na internet onde você pode pesquisar e ouvir boa música de graça. Aqui vão alguns deles.

No http://www.deezer.com/, basta digitar o nome da música ou do artista e rezar pra que ele esteja relacionado no catálogo dos caras. Feita a pesquisa, vai aparecer uma lista e aí é só procurar o que você quer e dar play. O próprio site já executa a música na hora. Nem sempre tem de tudo, mas o site quebra um bom galho, e tem bastante coisa lá. O deezer também é uma boa ferramenta pra conhecer mais algum artista que você já conhece. Ponha o nome dele lá e deixe rolando a playlist. Dá pra organizar a pesquisa por ordem alfabética ou por álbuns, e se você se inscrever tem mais algumas regalias.

O http://www.accuradio.com/ é uma rádio, só que melhorada. Melhorada por que dá pra selecionar um estilo de música pra programação e o site tem várias opções. Jazz, Música Erudita, Blues, Rock N' Roll das antiga, Rock dos anos 60, tudo dividido por canais que separam essas categorias em outras sub-categorias. Por exemplo no Jazz, tem um canal pra cada estilo (Swing, Bebop, Cool, Free), um canal só com pianistas, um só com grandes vocalistas. E todo som que você ouve já vem com o nome do compositor, do intérprete, nome do álbum, ano, fotinho da capa do CD. E por aí vai. E além disso, também dá pra selecionar os artistas que você não faz questão de ouvir na sua programação, deixando ela mais com a sua cara.

Pra finalizar, o http://www.musicovery.com/ foi uma das melhores descobertas ultimamente. O esquema também é de uma rádio, onde você delimita o(s) estilo(s) e a época que quer ouvir em sua programação. As opções são variadas e estão organizadas por cores pra manter tudo bem didático. A grande sacada do site porém é que ele consegue organizar a playlist por climas. Ou seja você pode delimitar, além de estilo e época, se vai querer ouvir algo mais agitado, mais relaxado, mais dançante ou mais obscuro. E quando uma música acaba, a próxima segue o embalo da anterior, evitando choques entre músicas muito calmas e outras muito agitadas. O site ainda tem outros recursos legais, e uma navegação bem doida, então vale a pena entrar pra ouvir.

Nenhum comentário: