terça-feira, 1 de julho de 2008

Nos anos 60






A Invasão Britânica foi um período nos anos 60 onde roqueiros ingleses começaram a popularizar-se no resto do mundo, quebrando a hegemonia do rock americano. Essa onda trouxe bandas como Eric Burdon & The Animals, Herman's Hermits, Gerry & the Pacemakers, mas principalmente os Beatles e os Rolling Stones.
Difícil rivalizar com esses monstros e a supremacia imposta por eles acabou ofuscando muitos conjuntos, que ficaram em segundo plano e resumiram sua área de sucesso à própria Inglaterra.
Um desses grupos chama-se The Kinks. Ao contrário das outras bandas "ofuscadas" que possuíam pouca consistência musical e não iam muito além dos clichês de progressões harmônicas e das letras românticas, os Kinks eram músicos inventivos e talentosos que tinham o raro dom de compor álbuns bons ao invés de somente músicas boas. Suas letras eram ácidas e tratam dos assuntos mais variados, mas sempre puxando para a crítica social, seja através da indignação visceral ou da ironia e do sarcasmo. Conseguiram criar um estilo próprio que ficou muito incrustado no rock britânico.
Julguem por si mesmos!

Nenhum comentário: